sábado, 12 de março de 2011

Curiosidades

           
     

          As ostras produtoras de pérolas despertam grande interesse econômico.A formação da pérola representa um mecanismo de defesa da ostra contra corpos estranhos que penetram em seu corpo e ficam entre o manto e a concha.Assim, quando um grão de areia, por exemplo, penetra nesa região ele é gradualmente envovido por secreções do manto. No final do processo tem-se a pérola, usada na confecção de anéis e coláres, por exemplo.
                                         O polvo e a lula têm olhos grandes e capazes de distinguir as cores. Fabricam uma tinta escura que pode ser esguichada, turvando a água e prejudicando a visão e o olfato de eventuais predadores. A tinta da lula é usada em culinária, no preparo de diversos pratos. 
                                                Os cefalópodes estão entre os maiores invertebrados conhecidos. No final do século passado encontrou-se no  litoral da Nova Zelândia uma lula que pesava uma tonelada. Mas a maioria das lulas gigantes conhecidas pesam aproximadamente 200 kilos e medem cerca de 12 metros de comprimento.
      

6 comentários:

  1. valeu essas curiosidades me ajudaram no trabalho da escola. obrigado

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gente vlw ai pelo comentario se nao eu ia tira umm 0 bem redondo no trabalho de ciencias kkk!!Continuem postando novos aew e ate a proxima:)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado...Super me ajudou em um trabalho de ciências vou ganhar 10...=)

    ResponderExcluir
  5. Valeu esta muito bom me ajudou muito no trabalho de ciencias.

    ResponderExcluir